histórico

O Ronda Grupo de Dança e Teatro foi criado em 1993, na cidade de Florianópolis/SC, por iniciativa de Diana Gilardengui e Diana Solari. Desde 2002, sob a direção de Zilá Muniz vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea e participando de eventos na cidade e fora, em mostras e festivais.

Em 1997, o grupo ganhou um Prêmio de Incentivo à Dança, da Fundação Catarinense de Cultura.  Em 1999, Zilá Muniz e Ivana Bonomini passaram a integrar o grupo juntamente com Diana Gilardengui, o que marca uma série de trabalhos desenvolvidos em parceria. Em 1999, com Desassossego, de Zilá Muniz e participação de Luciana Cesconetto, o grupo participou de eventos em Florianópolis/SC e apresentou no Terças em Dança do Estúdio Nova Dança de São Paulo/SP.

Em 2000, já com a proposta de concepção e criação em colaboração, Diana Gilardengui, Ivana Bonomini e Zilá Muniz montaram Mãos de Prata, apresentando-o na Mostra de Dança de Florianópolis/SC. Nesse ano, o solo Crosta, de Diana Gilardengui, e o duo Sobre uma Caixa de Ressonância, de Zilá Muniz e Ivana Bonomini, foram selecionados pelo Projeto Rumos Dança Itaú Cultural.

Em 2001, recebeu o Prêmio de Incentivo à Criação e Montagem para Dança da Fundação Catarinense de Cultura com o projeto Sobre uma Caixa de Ressonância, formato trio com Diana Gilardengui, Ivana Bonomini e Zilá Muniz.

Em 2003, recebeu o Prêmio de Incentivo à Criação e Montagem para Dança da Fundação Catarinense de Cultura com o projeto Estar Vivo, com Ivana Bonomini e Zilá Muniz. E, sob direção de Zilá Muniz, montou Para quem sonha colorido, com Ana Paula Gonçalvez e Andreza Martins, apresentado no Conexão Sul - Encontro de Artistas de Dança Contemporânea do Sul, em Florianópolis/SC.

Em 2005, sob a coordenação de Zilá Muniz, formou-se o grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea Mergulho no Corpo, braço do Ronda Grupo de Dança e Teatro. Um grupo de pesquisa prática e teórica sob a improvisação como recurso coreográfico, originando as próximas criações do grupo.

Em 2006, Zilá Muniz concebeu e dirigiu o espetáculo Movimento para 6, em colaboração com os intérpretes criadores Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Letícia Martins, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz, realizando duas temporadas no Centro de Artes da UDESC, em Florianópolis/SC.
Em 2007, sob a direção de Zilá Muniz, o grupo apresentou a pesquisa Corpo-Lugar, um processo em colaboração com Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Letícia Martins, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz. O grupo participou do Festival de Inverno do CEART/UDESC no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, e do Conexão Sul 2007 - Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul, em Curitiba/PR.

Ao longo dos anos de 2006 e 2007, o grupo produziu a Série Mergulho no Palco, de concepção de Zilá Muniz, no palco do Teatro Ademir Rosa - CIC, em Florianópolis/SC. O projeto consistiu na apresentação de obras que trabalhavam com linguagens híbridas do teatro, da dança e da performance, evidenciando o corpo e a proximidade com o público, num total de seis edições (www.mergulhonopalco.blogspot.com).

Em 2008, em parceria com o SENAC/SC, Zilá Muniz dirigiu o vídeo-dança Siga o Risco, em colaboração com os intérpretes criadores Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Letícia Martins, Paula Bittencourt, Vicente Mahfuz e convidados.

No mesmo ano, o grupo recebeu o prêmio do Concurso de Artes Cênicas n. 001/FCFFC/2008, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes com o projeto Socorro. O espetáculo foi concebido e dirigido por Zilá Muniz, em colaboração com os intérpretes criadores Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Letícia Martins, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz. O trabalho foi selecionado para apresentações no SESC Prainha em Florianópolis/SC (2009), no 3º FITAFLORIPA – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis/SC (2009), no Circuito Cênico 2009 de Rio do Sul/SC, na Mostra 30 anos do Teatro da UFSC em Florianópolis/SC (2009) e no VII Festival Palco Giratório SESC/SC em Florianópolis/SC (2010).

Em 2010, o grupo realizou a montagem de dois novos trabalhos, frutos de dois prêmios. Por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – FCC/SC montou Cuida de mim, e por meio Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009 montou Lugar nenhum.

Em 2011, o grupo circulou com o espetáculo Socorro pela região centro-oeste do país (Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010), por seis cidades do Estado de Santa Catarina (Rede SESC de Teatros), por Curitiba/PR no Teatro da CAIXA (Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural) e no Teatro da UFSC em Florianópolis/SC (agosto/2011). O grupo ainda fez uma breve temporada de apresentações do espetáculo Lugar nenhum no SESC Prainha (abril) e integrou a programação do Palco Giratório do SESC Prainha - Florianópolis/SC (setembro).

Em 2012, com Lugar nenhum, integrou a programação da Maratona Cultural 2012 de Florianópolis/SC (março). O espetáculo Cuida de mim, reestreou no SESC Prainha em Florianópolis/SC (agosto) e integrou a programação das Aldeias Palco Giratório do SESC Joinville/SC e SESC Jaraguá do Sul/SC (setembro). Deu início a uma circulação pela região Sul do país (projeto Lugar Nenhum – circulação), por meio do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, passando pelas cidades de Curitiba/PR (encerrando a VII Mostra de Dança da Faculdade de Artes do Paraná), Joinville/SC, Jaraguá do Sul/SC, Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS com oficinas, apresentações e conversas (setembro a novembro). E, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis - Edital de Apoio às Culturas n. 003/2012 - Dança, o grupo promoveu o projeto de pesquisa e criação Formação para Estratégia (outubro a dezembro), finalizando-o com 04 apresentações de Estratégia em diferentes bairros da cidade de Florianópolis/SC.

Em 2013, continuou a circulação por meio do projeto Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, com oficinas sobre o processo de montagem, apresentações do espetáculo Lugar Nenhum e conversas nas cidades de Campo Mourão/PR, Florianópolis/SC, Lages/SC, Londrina/PR, Maringá/PR, Passo Fundo/RS e Santa Maria/RS (março a abril). Com Estratégia, integrou a programação da Maratona Cultural 2013 (março) e do Festival Múltipla Dança (maio), ambos em Florianópolis/SC.

Em 2014, com Estratégia integrou a programação dos eventos Território das Artes (março) – promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Semana #Graduação em Dança Já (agosto) – promovida pela classe artística do Estado de Santa Catarina, e do Floripa Teatro – 21º Festival Isnard Azevedo (outubro) – promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.